NOTICÍA

Mercado de tratores agrícolas em janeiro de 2025 com forte queda de 35,1 por cento

06 Fev 2025

O mercado de tratores agrícolas novos em Portugal registou uma forte contração no primeiro mês de 2025. De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculadas 349 unidades, refletindo uma queda homóloga de 35,1% face a janeiro de 2024.

 

Quebras em todos os segmentos de tratores

A análise por categorias revela que a descida foi transversal aos diferentes tipos de tratores:

 

Tratores compactos: 176 unidades (-24,8%)

 

Tratores convencionais: 116 unidades (-47,0%)

 

Tratores especiais: 57 unidades (-32,9%)

 

 

Ranking de marcas: New Holland mantém a liderança

Apesar da contração do mercado, a New Holland manteve-se como a marca mais vendida, com 61 unidades matriculadas, embora tenha sofrido uma queda de 35,79% quando comparada com o mês homólogo do ano passado. A segunda posição foi para a Solis com uma quebra de 55,42% no mês de janeiro e 37 unidades vendidas e a terceira para a Kubota com 28 unidades comercializadas e uma quebra homologa de 37,78%.

 

Mercado de reboques e equipamentos especiais

Diferentemente do segmento de tratores, o mercado de reboques agrícolas novos apresentou um crescimento homólogo de 16,4%, com 135 unidades matriculadas.

 

Já o segmento de quadriciclos e empilhadores telescópicos da categoria T registou um crescimento global de 2,4%, impulsionado pelos ATVs (+19,5%). No entanto, os empilhadores telescópicos caíram 60%, com apenas 2 unidades matriculadas.

 

Perspetivas para 2025

A queda acentuada nas vendas de tratores é reflexo de maiores incertezas económicas, menor investimento agrícola, assim como um reflexo do ajuste após um período de forte procura. Por outro lado, o crescimento nos segmentos de reboques e equipamentos especializados sugere uma diversificação dos investimentos agrícolas.

 

O mercado agrícola continua a atravessar um período de adaptação, e os próximos meses serão decisivos para perceber a tendência de recuperação ou estabilização do sector.

 

Origem: IMT

Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal