A LASO Transportes assegurou com êxito, mais uma operação de elevada complexidade logística, desta vez no novo Parque Eólico "Les Colladetes", em Tarragona, Espanha. O projeto teve a duração de sete semanas e envolveu o transporte de oito aerogeradores 121HH e dos seus principais componentes, numa operação multiorigem e de grande exigência técnica.
Esta operação destaca-se pela sua elevada complexidade, tanto a nível técnico como operacional. O projeto envolveu o transporte de componentes provenientes de três origens distintas. As torres metálicas partiram de Madrigueras, os principais elementos técnicos, como a nacelle, o hub e o drive train, tiveram origem no Porto de Castellón, e as pás eólicas saíram diretamente da LM Windpower, também em Castellón.
A dimensão e especificidade de cada componente, com destaque para as pás com mais de 77 metros de comprimento e peças com mais de 85 toneladas, exigiram uma combinação de equipamentos de transporte altamente especializados. Para além dos semirreboques modulares e camiões de tração, foram utilizados equipamentos como o Tower Adapter, o Camião Grua e o Blade Lifter, que permitiram a passagem nas zonas críticas do trajeto. O transporte das pás implicou, em alguns casos, o uso de três camiões de tração por unidade, evidenciando o elevado grau de exigência do trajeto.
Com um total de 97 transportes programados, o projeto mobilizou cerca de 70 profissionais, incluindo motoristas, pilotos, gruístas, operacionais, engenheiros e equipas comerciais. A diversidade de cargas e rotas, aliada à necessidade de atuação simultânea em diferentes pontos de origem, exigiu uma coordenação contínua entre todos os intervenientes.
Para garantir a segurança e viabilidade da operação, foi realizado um detalhado estudo de rota (route survey), para definir qual o roteiro a percorrer. Este estudo implicou ainda a remoção de mobiliário urbano ao longo do trajeto, como postes, sinais de trânsito e mobiliário urbano.
“O sucesso desta operação é resultado do trabalho coordenado entre as diferentes equipas da LASO, do planeamento técnico rigoroso e da experiência acumulada em projetos semelhantes. Ainda assim, a diversidade das origens, o tipo de mercadorias e o terreno acidentado tornaram este projeto particularmente desafiante”, refere um dos responsáveis operacionais da LASO envolvido no projeto.
Com conclusão prevista para o final de maio, a LASO reforça, com esta operação, a sua posição como um dos principais operadores europeus no transporte de componentes para energias renováveis. Mais do que um projeto logístico, trata-se de mais uma contribuição ativa para a transição energética em curso e para o futuro sustentável do setor energético.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LASO assegura transporte para o novo Parque Eólico “Les Colladetes” em Tarragona
19 Mai 2025
1.ª Feira Agrícola e Industrial do Grupo Alonsos & Branco junta maquinaria, inovação e público entusiasta em Mogadouro
19 Mai 2025
MASCHIO GASPARDO Ibérica anuncia a distribuição exclusiva da GRÉGOIRE BESSON em Espanha e Portugal
19 Mai 2025
Mercado de tratores agrícolas em abril de 2025 acentua queda: -38,5 por cento face a 2024
15 Mai 2025