Na LIGNA 2025, a empresa especializada em motion plastics apresentou uma nova versão das chumaceiras com flange igubal, que são fáceis de substituir.
Se um tapete transportador na indústria da madeira avaria devido a uma chumaceira com flange defeituosa, cada segundo custará dinheiro. Para reduzir o trabalho de montagem até 80% numa emergência desta dimensão, a igus apresentou na feira LIGNA, em Hanôver, as novas chumaceiras com flange da série igubal. As chumaceiras feitas em plástico robusto de elevada performance são divididas em duas partes e podem ser substituídas sem desmontar o veio.
Um tapete transportador está parado numa fábrica de madeira. Agora é necessário um serviço rápido para minimizar o tempo de paragem. Isto torna ainda mais complicado quando é difícil substituir uma chumaceira com flange defeituosa de um veio de desvio, pois são necessárias várias horas para desmontar as peças da máquina e o veio. "Para reduzir os tempos de paragem longos e aumentar a produtividade na indústria da madeira, repensámos completamente o design das chumaceiras", explica Thomas Preißner, Diretor da unidade de negócio das chumaceiras esféricas igubal na igus. "O resultado é uma chumaceira com flange de duas partes que pode ser montada e desmontada em apenas alguns minutos." É possível colocar as duas metades do alojamento e a calota esférica à volta do veio e fixá-las diretamente ao tapete transportador utilizando uma ligação aparafusada, sem remover o veio. "Isto reduz o tempo de montagem até 80% e minimiza os tempo de paragem."
Novidade na LIGNA: versão compacta 208 das chumaceiras com flange separáveis para espaços de instalação reduzidos
Em 2024, a igus já tinha introduzido duas versões das chumaceiras com flange bipartidas: chumaceiras com flange de quatro furos (F208) e chumaceiras com flange de dois furos (FL208). "O feedback da indústria da madeira foi excelente, por isso, apresentamos uma nova versão na LIGNA 2025 que oferece aos engenheiros de projeto ainda mais flexibilidade, especialmente em espaços reduzidos: uma versão compacta 208 que está disponível de imediato", explica Preißner. Como têm a mesma distância dos furos que os alojamentos F e FL de uma só peça, podem ser substituídos sem quaisquer alterações à superfície de montagem. As novas chumaceiras com flange bipartidas não só são fáceis de instalar, como também são robustas e duráveis. O alojamento é fabricado com o polímero resistente a impactos igumid G, que pode suportar temperaturas de -40°C a +120°C. As calotas esféricas são feitas de iglidur J3. "Testes de longa duração realizados no nosso laboratório de testes de 5.500 m2 demonstraram que estas calotas esféricas são até 12 vezes mais resistentes ao desgaste do que as soluções metálicas convencionais e custam cerca de 40% menos", afirma Preißner. As chumaceiras são também resistentes à corrosão e a vários químicos.
A isenção de lubrificação é um fator decisivo na indústria da madeira
Graças aos lubrificantes maciços integrados, as chumaceiras não necessitam de lubrificação adicional. Isto reduz os custos de manutenção, elimina os custos de mão de obra para as chamadas de manutenção e evita os riscos de avarias. "Num ambiente em que 36% das falhas de máquinas se devem a lubrificação inadequada, a isenção de lubrificação é uma verdadeira mudança de jogo", diz Preißner. Graças à isenção de lubrificação, as chumaceiras são também mais resistentes ao pó de madeira, que rapidamente se combina com a massa lubrificante para formar uma pasta que aumenta o atrito em pontos de casquilhos clássicos. Isto também aumenta a fiabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Linde Material Handling amplia gama de empilhadores automatizados para otimizar a intralogística
23 Jul 2025
Menos paragens, mais produtividade: nova chumaceira bipartida da igus reduz tempo de montagem até 80%
23 Jul 2025
KUHN lança descompactador DT: nova arma para revitalizar solos até 65 cm de profundidade
21 Jul 2025
Motolusa celebra 45 anos com a 3.ª edição do Perkins Day
18 Jul 2025