A LEMKEN lançou o novo Solitair MF, um semeador pneumático montado e rebatível que se posiciona como a versão complementar do Solitair MR. O modelo destaca-se pela preparação ativa da cama de sementeira e pelo depósito traseiro, características únicas no seu segmento de larguras de trabalho.
Disponível em versões de 4, 4,5 e 6 metros, o Solitair MF alia precisão, flexibilidade e facilidade de utilização, tornando-se uma solução poderosa para aproveitar ao máximo as curtas janelas de tempo de sementeira.
Precisão de dosagem de série
Na sua versão base, o Solitair MF vem equipado com duas unidades de dosagem elétricas, cada uma ligada a um distribuidor de semente, permitindo o controlo por secções de largura ou por meio-lado. Na versão de 6 metros, a máquina pode trabalhar até com quatro secções de largura.
As unidades de dosagem são resistentes à corrosão, compatíveis com fertilizantes e de fácil manutenção. A substituição das rodas de dosagem é feita sem ferramentas, mesmo com o depósito cheio, graças à comporta de fecho integrada. A regulação da dose varia entre 0,5 e 500 kg/ha, diretamente a partir da cabine do trator.
O depósito de semente tem capacidade de 2.000 litros e pode ser configurado em versão dupla (60:40), permitindo combinações flexíveis de produtos. Para maior capacidade, o Solitair MF pode ser combinado com o depósito frontal Solitair F (1.900 ou 2.400 litros).
Colocação perfeita com OptiDisc
No coração da unidade de sementeira encontra-se a barra de discos OptiDisc, com discos duplos montados em paralelogramo (OptiDisc M). O sistema permite ajustar mecanicamente a pressão até 45 kg, assegurando uma colocação precisa da semente mesmo em condições difíceis.
A profundidade de sementeira é ajustada de forma central, de forma independente da pressão de disco, e há opção de espaçamento entre linhas de 12,5 ou 15 cm. A barra de discos pode ser complementada com variantes de grades traseiras (harrows), ajustáveis sem ferramentas.
Operação inteligente com ISOBUS e iQblue
O Solitair MF é compatível com todos os terminais ISOBUS e integra o conceito de operação LEMKEN iQblue. O controlo pode ser feito através do terminal CCI ou de qualquer terminal universal, incluindo opções de controlo automático de seções de largura e gestão de tarefas com apoio GPS.
A aplicação móvel iQblue Go acrescenta ainda maior conveniência, permitindo funções como calibração, drenagem de quantidades residuais e monitorização do nível do depósito a partir de um dispositivo móvel.
Eficiência no transporte e na preparação do solo
Para garantir a máxima eficácia, a LEMKEN recomenda combinar o Solitair MF com a fresa rotativa Zirkon 12K, assegurando uma preparação ativa e uniforme da cama de sementeira.
No transporte rodoviário, o modelo Solitair MF/600 vem equipado de série com uma roda de apoio automática, que se ativa sempre que a barra de discos é rebatida, melhorando a estabilidade e a distribuição de peso.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nova escavadora Develon série 9 impressiona em demonstração com sistema de segurança revolucionário
24 Set 2025
MAXAM expande gama AgriXtra com novos pneus VF e CFO para maquinaria agrícola de última geração
23 Set 2025
LEMKEN apresenta o novo semeador pneumático Solitair MF
22 Set 2025
Nova sede da STIHL em Sintra acolhe centro de formação de referência na Europa
22 Set 2025