Fabricante alemão apresenta novas funções do seu ecossistema digital e reforça integração entre máquinas, operadores e gestão agrícola.
Após o lançamento do CLAAS connect em mais de 50 países desde o final de 2024, a CLAAS continua a expandir as funcionalidades do seu ecossistema digital baseado na nuvem. Durante a próxima Agritechnica 2025, em Hanôver, o CLAAS connect estará no centro das atenções do stand da marca — que ocupará mais de 5.500 m² no pavilhão 13 — com quatro estações interativas dedicadas. Em simultâneo, serão apresentadas novas funções no terminal CEMIS 1200.
Um ano de evolução e conectividade
Um ano após o lançamento global, a CLAAS mantém o foco na interligação digital entre máquinas, operadores e parceiros de serviço e distribuição. O sistema passa a integrar novos modelos, como as séries CEREX 700 e JAGUAR 1000, e introduz ferramentas para análise de dados online, incluindo funcionalidades de processamento de geodados e documentação de emissões de CO₂ por máquina ou frota.
Com estas evoluções, o CLAAS connect afirma-se como uma plataforma orientada para o futuro, que garante acesso móvel aos dados e uma ligação total entre máquina e operador, abrindo caminho à otimização de processos e à gestão digital da exploração agrícola.
CLAAS CONNECT no centro da Agritechnica 2025
Tal como em 2023, o espaço de informação dedicado ao CLAAS connect ocupará uma posição central no stand da marca. “Aumentar a produtividade e preservar recursos só é possível através do uso inteligente dos dados”, sublinha Wolf-Christian von Wendorff, vice-presidente sénior de Soluções Digitais Globais da CLAAS.
Segundo o responsável, a empresa está a concentrar-se na automação de processos de campo, no análise de dados com recurso a inteligência artificial e em soluções de autonomia, reforçando o papel do CLAAS connect como assistente digital para todos os agricultores — desde pequenas explorações familiares até grandes empresas de prestação de serviços agrícolas.
Expansão do “parque de máquinas” digital CLAAS connect
Desde o seu lançamento, o CLAAS connect tem integrado progressivamente novos equipamentos, como o ARION 570 CMATIC, as ceifeiras-debulhadoras TRION 760 e LEXION 8500, as enfardadeiras CEREX 700 e as ensiladoras automotrizes JAGUAR 1000.
As máquinas novas e usadas são automaticamente adicionadas à conta CLAAS connect do cliente no momento da entrega, garantindo acesso permanente a manuais digitais, guias de lubrificação e à loja online CLAAS Parts Shop. Assim, toda a documentação técnica, peças de desgaste e componentes originais ficam disponíveis num só local.
Entre as novas funcionalidades destacam-se ainda calculadoras de consumíveis integradas nas enfardadeiras, permitindo estimar quantidades e custos de malha ou fio para planeamento de compras e controlo de custos.
Novo mapa de parcelas e análise de dados em tempo real
O CLAAS connect passa a permitir a documentação automática das atividades agrícolas, com base em dados enviados pelas máquinas conectadas e pelos terminais CEMIS 1200. Estas informações são compiladas num mapa digital de parcelas, substituindo registos manuais e facilitando o cumprimento das obrigações legais de documentação.
No domínio da colheita, a integração do NUTRIMETER ISOBUS — disponível a partir de 2026 nas séries JAGUAR e LEXION — permitirá medir e registar a composição nutricional da forragem ou dos cereais, promovendo uma produção sustentável e eficiente em recursos.
Os relatórios de desempenho expandidos permitirão também avaliar resultados por variedade e por ano agrícola, aplicando-se não apenas às máquinas CLAAS, mas também a equipamentos de outros fabricantes.
Novas funções de navegação automática e interoperacionalidade
A função Auto RefLine, disponível para o GPS PILOT CEMIS 1200, simplifica o trabalho em campo ao selecionar automaticamente a linha de referência mais adequada consoante a posição e a direção do veículo, trocando entre diferentes linhas sem necessidade de intervenção manual. As linhas podem ainda ser partilhadas entre máquinas da mesma exploração, facilitando a coordenação das operações.
A CLAAS reforça também o seu envolvimento na rede de interoperabilidade agrícola AgIN, promovida pela Fundação de Eletrónica da Indústria Agrícola (AEF). Esta iniciativa visa padronizar a troca de dados entre fabricantes, sistemas de gestão agrícola e plataformas na nuvem, favorecendo um ecossistema aberto e colaborativo.
“Para o agricultor, não deve fazer diferença se a frota é composta por uma ou várias marcas”, afirma Lukas Wolf, gestor de projeto de Conectividade na CLAAS. “Apoiar a iniciativa AgIN é essencial para garantir uma agricultura digital interoperável e preparada para o futuro.”
Principais novidades do CLAAS connect:
- Lançamento em 50 países desde o final de 2024.
- Destaque central no stand CLAAS da Agritechnica 2025, com foco em IA, autonomia e digitalização de processos agrícolas.
- Expansão contínua do parque digital, incluindo AXOS 3, ARION 570 CMATIC, TRION 760, LEXION 8500, CEREX 700 e JAGUAR 1000.
- Mapa digital de parcelas com documentação automática e análise de dados em tempo real.
- Relatórios de rendimento ampliados, válidos para máquinas de todos os fabricantes.
- Cálculo e registo de emissões de CO₂ por máquina ou grupo de máquinas.
- Integração do NUTRIMETER ISOBUS a partir de 2026 para medições nutricionais e otimização de fertilização.
- Auto RefLine no CEMIS 1200 para seleção automática de linhas de referência e partilha entre máquinas.
- Participação ativa na rede AgIN (AEF) para desenvolvimento de normas abertas de interoperacionalidade entre fabricantes.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLAAS CONNECT em destaque na Agritechnica 2025
06 Out 2025
Yokohama TWS nomeia Simone Casetta como diretor-geral para a Península Ibérica
06 Out 2025
Pontes rolantes inteligentes: Quando a indústria pesa no futuro
06 Out 2025
Mercado de tratores agrícolas recua 21% até setembro, mas mês mostra sinal positivo
03 Out 2025