NOTICÍA

MogaMac aposta nas fileiras emergentes. Nova máquina otimiza a secagem do pistácio

20 Nov 2025

Com a cultura do pistácio a ganhar terreno em Portugal — sobretudo nas regiões do Alentejo e Trás-os-Montes — a MOGAMAC, uma entidade nacional, desenvolveu uma máquina inovadora de secagem Térmica especificamente adaptada às necessidades deste fruto seco de elevado valor comercial.

 

O equipamento,  pode ser operado a 230V numa tomada caseira e respetivamente o modelo T100P, foi concebido para garantir uma secagem uniforme e controlada do pistácio, fator essencial para preservar a qualidade do pistácio e maximizar o seu valor no mercado.

 

“O pistácio é uma cultura com grande potencial em Portugal, mas exige processos de pós-colheita rigorosos. A nossa máquina permite reduzir tempos de secagem e obter um produto final homogéneo, pronto para comercialização ou transformação”, explica o CEO da MOGAMAC.

 

A tecnologia presente no modelo T100P baseia-se num sistema de aquecimento térmico de duplo fluxo com controlo por termóstato evitado que a temperatura seja superior aos padrões legalmente permitidos. Esta abordagem assegura eficiência energética e reduz perdas qualitativas - uma preocupação central para produtores que procuram rentabilidade, qualidade e sustentabilidade.

 

Esta nova máquina surge, assim, como um contributo estratégico para a consolidação da fileira do pistácio em Portugal, oferecendo uma solução adaptada ao contexto produtivo nacional e às exigências de qualidade dos mercados internacionais.

 

“Queremos apoiar o crescimento sustentável do setor, disponibilizando tecnologia acessível, eficiente e projetada para as condições Ibéricas”, reforça o CEO da MOGAMAC.

 

Para mais informações sobre as máquinas de secar pistácio e frutos secos, visite o site da MOGAMAC: https://www.mogamac.com/