NOTICÍA

Fornecimento permanente de energia nas rampas para camiões: mais segurança na logística graças ao e-spool flex

16 Jan 2026

Com este enrolador de cabo, a igus oferece uma solução robusta para o fornecimento de energia aos camiões com reboque sem anéis coletores, compactos e de utilização universal

 

Uma má ligação elétrica numa rampa de camiões pode paralisar todo o processo logístico. Os enroladores de cabo com anéis coletores são frequentemente o ponto fraco. Com o e-spool flex, a igus lançou uma nova solução que elimina a necessidade de anéis coletores, elementos conhecidos pela sua propensão a avarias, e assegura um fornecimento de energia fiável, mesmo em condições adversas.

Um camião faz marcha-atrás na rampa de um centro logístico. O motorista baixa a plataforma elevatória, liga o reboque à ligação elétrica externa, mas a iluminação interior permanece desligada. Qual é o problema: o enrolador do cabo está com defeito, a descarga atrasa-se e o cumprimento do horário torna-se um grande desafio. "Os enroladores de cabo habitualmente utilizados, nos locais de carga, são um ponto crítico", explica Michael Ditz, Diretor de Produto para calhas articuladas da igus. Os anéis coletores, em particular, são o ponto fraco, os contactos rotativos permitem o fluxo de corrente entre a ligação fixa e a rotativa para o cabo durante o enrolamento e o desenrolamento. A corrosão e o desgaste mecânico podem levar a avarias, repetidamente. Para tornar o fornecimento de energia mais fiável, a igus desenvolveu o e-spool flex, especialmente resistente a avarias graças ao seu desenho inteligente.

 

Sem anéis coletores, compactos e flexíveis

O que diferencia o e-spool flex dos enroladores de cabos convencionais é o facto deste não necessitar de um anel coletor e de funcionar com um único cabo, sem divisão e sem interrupção. No interior do enrolador, uma guia em espiral garante que o cabo não se torça durante o enrolamento e o desenrolamento. O utilizador insere alguns metros da extremidade do cabo nas ranhuras da guia, posteriormente, enrola o comprimento restante e depois coloca o enrolador de cabos numa caixa que pode ser aparafusada, em várias posições. O conetor do cabo permanece sempre na sua posição e pode ser ligado a armários de eletrónica, como a iluminação, o ar condicionado ou a ventilação. Quando os motoristas puxam o cabo, este desenrola-se graças à guia em espiral, sem rodar o conetor. Assim, a alimentação elétrica na rampa de carga deixa de ser suscetível a avarias, uma vez que não são utilizados componentes críticos sujeitos a sofrer desgaste ou corrosão.

 

Confirmado no laboratório de testes: o e-spool flex impressiona pela sua longa duração de vida

Além disso, os testes realizados no laboratório da igus com 5.500 m²,2 em Colónia, mostraram que o sistema atinge uma duração de vida útil de cerca de 10.000 ciclos, o que, com dois processos de carga ou descarga por dia, 365 dias por ano, corresponde a cerca de 14 anos de duração. Embora o investimento inicial seja superior ao de um simples enrolador de cabo, a durabilidade e a fiabilidade do produto compensam rapidamente esse custo adicional. A igus oferece o e-spool flex em diferentes versões para responder às necessidades de uma vasta gama de aplicações, sendo adequado para cabos com diâmetros entre 5 a 15mm e comprimentos de extensão entre 5 e 25m. Consoante os requisitos, estão disponíveis manivelas ou dispositivos para o enrolamento automático com mola de retenção, mecanismo de bloqueio e travão de retração. Numa época em que a pressão sobre a logística é cada vez maior, as estradas cada vez mais movimentadas e os processos de carga e descarga cada vez mais exigentes em termos de tempo, os enroladores de cabos sem anéis coletores podem contribuir significativamente para aumentar a fiabilidade dos camiões com reboque e reduzir tempos de paragem não planeados.

 

Para além do enrolador de cabos e-spool flex, a igus também oferece outros sistemas com calhas articuladas, casquilhos deslizantes e guias lineares que aumentam a fiabilidade funcional em muitos pontos dos veículos que são propensos a avarias. Pode encontrar mais informações aqui: 

https://www.igus.pt/industry/commercial-vehicles