- FIMA Tech e FIMA Conecta Talento assumem um papel central na aposta na inovação e na renovação geracional do certame.
- A FIMA 2026 contará com 1.261 marcas expositoras de 35 países e um programa técnico de alto nível.

Teve hoje lugar, na Câmara de Comércio de Saragoça, a apresentação da FIMA 2026, um evento em que a Feria de Zaragoza deu a conhecer as principais linhas da 44.ª edição do certame, que decorrerá de 10 a 14 de fevereiro, no recinto da Feria de Zaragoza.
A conferência de imprensa contou com a presença do presidente da Feria de Zaragoza, Jorge Villarroya; do diretor-geral da Feria de Zaragoza, Rogelio Cuairán; do diretor da FIMA e responsável pela área agroalimentar da Feria de Zaragoza, Fernando Cidraque; e do diretor de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Ibercaja, Enrique Barbero, que destacaram a relevância estratégica da FIMA para o setor agrícola, bem como o seu impacto económico e social.
O presidente da Feria de Zaragoza, Jorge Villarroya, sublinhou que a agricultura atravessa um momento de profunda transformação, perante o qual “a FIMA sempre esteve, está e estará presente: a ouvir o setor e a ligar os seus protagonistas”. Destacou ainda que “a FIMA faz parte do ADN da Feria de Zaragoza e é reflexo do esforço, da capacidade de adaptação e da visão de futuro de um setor essencial para a economia, o território e a sociedade”.
Na mesma linha, o diretor-geral da Feria de Zaragoza, Rogelio Cuairán, afirmou que “a FIMA 2026 será uma edição-chave, com uma sólida oferta expositiva, uma forte projeção internacional e um programa técnico de alto nível”. Nesse sentido, realçou que um dos pilares desta edição será o programa de jornadas técnicas, que decorrerá ao longo dos cinco dias da feira e abordará temas fundamentais como a inovação, a sustentabilidade, a digitalização, o desenvolvimento rural, a regulamentação, a mecanização e o futuro da PAC, destacando-se o X Fórum Nacional de Desenvolvimento Rural.
Por seu lado, o diretor da Área Agroalimentar da Feria de Zaragoza e da FIMA, Fernando Cidraque, salientou a clara vocação de futuro da edição de 2026, colocando o foco em duas iniciativas que refletem a evolução do setor agrícola: FIMA Tech e FIMA Conecta Talento. Segundo Cidraque, a FIMA Tech “não é apenas uma área expositiva, mas um ponto de encontro essencial para compreender a evolução da agricultura”.
Relativamente à FIMA Conecta Talento — que terá lugar no dia 13 de fevereiro, no pavilhão 7 —, Fernando Cidraque referiu que “se trata de uma jornada que responde a uma necessidade transversal de todo o setor: atrair, formar e integrar talento jovem”.
Durante a apresentação, foi igualmente evidenciado o compromisso do setor financeiro com a agricultura. O diretor de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Ibercaja, Enrique Barbero, afirmou que “o apoio à FIMA é mais uma demonstração de que o setor agrário foi, é e continuará a ser prioritário para a entidade, tanto em Aragão como nos restantes territórios de referência”. Acrescentou ainda que existe “um forte compromisso da Ibercaja com o setor agroalimentar, ao qual é destinado cerca de 10% do total da sua carteira de financiamento, um valor muito acima da média do setor”.

Números de destaque da FIMA 2026
A FIMA 2026 ocupará uma área expositiva de 88.480 metros quadrados e contará com a participação de 1.261 marcas expositoras provenientes de 35 países. Destas, 663 são estrangeiras e 598 espanholas, incluindo 117 da região de Aragão. Estes números refletem o peso do tecido empresarial local, bem como a sua capacidade de inovação e competitividade.
Missões comerciais
A FIMA 2026 volta a reforçar o seu caráter internacional com um amplo programa de missões comerciais. Uma das principais, organizada em conjunto com o ICEX, decorrerá de segunda-feira, 9 de fevereiro, até quarta-feira, 11 de fevereiro, com o objetivo de promover encontros B2B entre empresas expositoras e delegações internacionais provenientes da Europa, África, América e Ásia, impulsionando a entrada em novos mercados estratégicos.
A estas juntam-se as missões organizadas pela Feria de Zaragoza, que irão reunir compradores da Colômbia, Equador, Uruguai, Chile, Peru e México, bem como de Marrocos, Tunísia, Grécia e Roménia.
Paralelamente, a feira contará com um programa completo de atividades na área de congressos e nos pavilhões 7 e 9, disponível para consulta no site oficial do evento.
FIMA Tech e FIMA Conecta Talento: compreender o futuro da agricultura e atrair as novas gerações
A FIMA Tech é o novo espaço da FIMA 2026 criado para impulsionar a tecnologia e a digitalização do setor agrícola. Trata-se de um ponto de encontro onde inovação, tecnologia e negócio convergem, com a participação de startups, universidades, centros de conhecimento e empresas líderes que estão a moldar o futuro da agricultura através de soluções baseadas em robótica, inteligência artificial, big data, IoT e agricultura de precisão.
Já a FIMA Conecta Talento surge como um espaço de encontro e reflexão entre empresas, profissionais e jovens interessados em desenvolver uma carreira no setor agrícola. Alinhada com o compromisso de ouvir e dar voz às novas gerações, a FIMA 2026 direcionou parte da sua estratégia de comunicação para novos formatos digitais e para perfis de agroinfluencers, que marcarão presença na feira em vários encontros e atividades.
Com todas estas iniciativas, a FIMA 2026 reafirma-se como um referente internacional do setor, apostando na inovação, no conhecimento e na criação de novas oportunidades para os profissionais da agricultura.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Movimentação inteligente: como as soluções especializadas estão a transformar os portos portugueses
03 Fev 2026
A FIMA prepara-se para uma edição marcada pela inovação, talento e projeção internacional
03 Fev 2026
BOGE lança nova geração de controlo inteligente para salas de ar comprimido
03 Fev 2026
STET celebra 65 anos de atividade com um percurso marcado pela evolução e com foco nas pessoas
02 Fev 2026