NOTICÍA

Jungheinrich celebra o próximo passo na construção do seu novo Experience Centre em Moosburg

19 Fev 2026

A Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística e automação, celebrou recentemente mais um passo na construção do seu novo Experience Centre (JEC) situado em Moosburg, na Alemanha. Em conjunto com representantes da política, da economia regional, do setor da construção e com vários colaboradores, a empresa assinalou a conclusão da estrutura do edifício e apresentou uma visão geral das próximas fases da obra.

 

Trata-se de um moderno centro de demonstração tecnológica e de contacto com clientes, que permitirá à Jungheinrich apresentar as suas soluções de movimentação de carga manuais, semiautomáticas e automatizadas. A decisão de Moosburg foi tomada devido à sua proximidade com o Aeroporto de Munique, facilmente acessível para clientes e parceiros de todo o mundo, e com as duas unidades industriais do grupo já existentes na cidade. As sinergias com os centros de produção em Degernpoint e na Steinbockstraße permitem curtas distâncias, coordenação rápida e processos eficientes. A disponibilidade da força de trabalho local, com elevado nível de especialização técnica, desempenha aqui também um papel fundamental.

 

Um centro de automação, inovação e experiência do cliente

O novo Jungheinrich Experience Centre terá cerca de 7.900 metros quadrados. No seu núcleo encontra-se a área de fluxo de materiais, com 1.700 metros quadrados, onde sistemas automatizados, soluções de software e conceitos de logística de armazém específicos para cada cliente podem ser experienciados ao vivo. A Jungheinrich cria assim um espaço onde as empresas podem testar, discutir e otimizar diretamente as suas soluções de logística de armazém.

 

A empresa atribui especial importância a uma infraestrutura digital de última geração no novo Experience Centre, que vai muito além dos formatos tradicionais de apresentação: transmissões em direto em tempo real e simulações 3D imersivas criam uma montra tecnológica que permite a clientes de todo o mundo mergulhar nos sistemas e usufruir de uma experiência remota interativa, independentemente da sua localização. “Queremos apresentar as nossas soluções durante todo o ano e disponibilizá-las digitalmente a nível mundial. Isto também nos tornará independentes das datas tradicionais das feiras”, explica Richard Brandstetter, Managing Director of Jungheinrich Logistiksysteme.

 

Numa área de marca complementar, o JEC percorre ainda a história da empresa desde a sua fundação em 1953 até às visões para as soluções de movimentação de carga do futuro. O local torna-se assim uma combinação de plataforma de inovação, fórum de diálogo e espaço de marca para a Jungheinrich.

 

Está ainda a ser construído um edifício de escritórios de cinco pisos, que irá acolher até 400 colaboradores do recém-criado segmento Automation & Warehouse Equipment. Estruturas de espaço modernas e flexíveis apoiam a troca interdisciplinar, o trabalho orientado por projetos e o desenvolvimento de novas soluções de automação e software. Com o novo edifício, a Jungheinrich reforça o polo de Moosburg como centro de competências central do Grupo para a automação.

 

Com as subsidiárias Magazino e arculus, em Munique, especializadas em robótica e software, o especialista em sistemas de armazenagem MIAS, em Eching, e o crescente polo de Moosburg, a região da grande Munique torna-se no hub de automação do Grupo Jungheinrich.

 

Sustentabilidade como parte integrante

A Jungheinrich atribui grande importância a uma construção consistentemente sustentável. O novo complexo de edifícios será equipado com telhados verdes, sistemas geotérmicos de aquecimento e arrefecimento, painéis fotovoltaicos, aproveitamento de águas pluviais e gestão inteligente de iluminação e energia. Para a empresa, a sustentabilidade não é apenas um requisito arquitetónico, mas um compromisso claro com a responsabilidade e a conservação de recursos.

 

O novo Jungheinrich Experience Centre está previsto abrir no final de 2026.