Popup Banner Popup Stihl Oferta Bateria Primavera 2024
NOTICÍA

JCB Fastrac alcança recorde britânico de velocidade com 166,7 km/h

24 Jun 2019

Um trator JCB, baseado no modelo de fábrica Fastrac, estabeleceu, no dia 21 de junho, um novo recorde britânico de velocidade para tratores, ao atingir 166,7 km/h, na pista de aviação de Elvington, perto de York, com o apresentador de televisão Guy Martin ao volante.

A anterior marca estava na posse, desde 2018, do Track-Tor, máquina construída pela produção do programa Top Gear, que tratou de equipar um trator com um motor Chevrolet V8 de 5,7 litros e 500 cv de potência. Naquela ocasião, o Track-Tor circulou a 140,45 km/h.

A máquina da JCB, baseada no Fastrac, fabricado em Straffordshire, utilizou o motor dieselMax de 6 cilindros e 7,2 litros de capacidade, atingindo a potência de 1000 cv e um binário máximo de 2500 Nm. O trator da JCB viu a sua aerodinâmica melhorada, com a ajuda dos engenheiros da Williams (F1), e foi aligeirado em termos de peso.

Uma equipa de engenheiros da JCB trabalhou secretamente no projeto, durante vários meses, merecendo os elogios do presidente da empresa, Lord Bamford, que classificou o feito como uma “conquista incrível”.

“Há muito tempo que tínhamos o sonho de tentar um recorde de velocidade com o Fastrac e toda a equipa trabalhou incansavelmente para alcançar este resultado incrível. É a engenharia britânica no seu melhor e realmente destaca as capacidades e inovações que temos no nosso departamento de engenharia. Um trabalho fantástico”, acrescentou Lord Bamford.

A ideia nasceu do próprio líder da JCB, com o objetivo de celebrar o primeiro trator que saiu da linha de montagem, o que ocorreu há precisamente 28 anos.