NOTICÍA

Novo trator elétrico compacto Kubota LXe-261

07 Set 2022

A Kubota acaba de anunciar o lançamento da Série LXe-261, um trator elétrico compacto que fornece 26 CV com uma bateria de iões de lítio, que pode proporcionar uma carga rápida em apenas uma hora seguido de um funcionamento contínuo de três a quatro horas.

 

Conforme explica o fabricante em comunicado, inclui características para tarefas de gestão de espaços verdes, como uma TDF independente, uma cómoda transmissão HST e várias saídas hidráulicas. Tudo isso num tamanho compacto, o que faz com que este modelo seja especialmente cómodo.

 

Na sua Visão Ambiental publicada em 2021, a Kubota anunciou o seu objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Por essa razão, encontra-se num processo de transição para motores elétricos, híbridos e de pilha de combustível num esforço por descarbonizar as fontes de energia e reduzir as emissões de CO2.

 

O endurecimento das normativas europeias sobre o uso de gasóleo em distintos tipos de veículos leva os municípios e outros organismos públicos a procurar alternativas, como os vehículos elétricos (EV) e os de pilha de combustível (FCV). Para responder a esta procura, a Kubota  investigou e desenvolveu tratores elétricos.

 

Trata-se de um passo estratégico importante para a multinacional japonesa na Europa, uma vez que se dirige a segmentos de clientes chave, que vêm investindo há já vários anos na gama de tratores compactos, veículos utilitários e corta-relvas Kubota para a manutenção de parques e outras tarefas de cuidado do solo.