NOTICÍA

PotatoEurope e SugarBeet Expo 2026 colocam competitividade e rentabilidade destas culturas em destaque

10 Set 2026

A PotatoEurope 2026 e a primeira edição da SugarBeet Expo abriram portas a 9 de setembro, em Springe, perto de Hanôver, na Alemanha. Organizados pela DLG, os dois certames reúnem cerca de 300 expositores e apresentam soluções para tornar as cadeias de produção da batata e da beterraba sacarina mais eficientes, competitivas e adaptadas às alterações climáticas.

 

 

A edição deste ano assinala o 20.º aniversário da PotatoEurope e marca simultaneamente a estreia da SugarBeet Expo. Realizadas na propriedade Rittergut Gestorf, as duas exposições criam uma plataforma conjunta dedicada a duas culturas de raiz com importante peso económico na agricultura europeia.

 

O foco está nas tecnologias e soluções capazes de melhorar a eficiência da produção, reduzir a utilização de recursos e responder às novas condições climáticas.

 

Na sessão de abertura, Hubertus Paetow, presidente da DLG – Sociedade Alemã de Agricultura, defendeu que o setor necessita de adaptar os seus sistemas produtivos às mudanças climáticas e económicas, recorrendo a tecnologias aplicáveis no terreno, investigação e um enquadramento político estável.

 

Segundo Paetow, a volatilidade dos mercados e os efeitos das alterações climáticas são já realidades às quais agricultores e empresas agrícolas têm de responder através de processos produtivos mais eficientes e competitivos.

 

Batata e beterraba sob crescente pressão

Tradicionalmente, a batata e a beterraba sacarina têm proporcionado retornos importantes aos agricultores, contribuindo igualmente para diversificar o risco e aumentar a estabilidade económica das explorações.

 

Atualmente, porém, fatores como o calor, a seca e o aparecimento de pragas invasoras estão a aumentar a pressão sobre estas culturas e respetivas cadeias de valor.

 

Na Alemanha, a importância económica das duas culturas é significativa. Em conjunto, representam cerca de 16% do volume de negócios da produção vegetal do país. A batata e a beterraba sacarina desempenham também um papel relevante enquanto fontes de energia alimentar na Alemanha e na Europa, contribuindo para a segurança alimentar.

 

Adaptar os sistemas produtivos à seca

“A nossa principal tarefa neste momento é adaptar os nossos sistemas de produção”, salientou Hubertus Paetow.

 

Na perspetiva do presidente da DLG, as alterações climáticas tornaram-se uma realidade para a agricultura muito mais rapidamente do que muitos antecipavam.

 

Explorações agrícolas, empresas e investigadores enfrentam, por isso, o desafio de garantir níveis adequados de produtividade e qualidade perante condições em mudança. Esta adaptação abrange áreas que vão desde as rotações culturais e gestão diária das culturas até à seleção de variedades.

 

“Podemos defender-nos da seca e das doenças bacterianas através de tecnologias de produção adaptadas”, afirmou Paetow.

 

A produção de batata e beterraba sacarina necessita igualmente, segundo a DLG, de novos progressos ao nível do melhoramento de variedades resistentes e de políticas de proteção das culturas que permitam aos agricultores responder adequadamente à pressão provocada por pragas e doenças.

 

Estratégias fiáveis para combater SBR e Stolbur

Outro dos desafios destacados durante a abertura foi o combate às doenças SBR e Stolbur e ao inseto vetor responsável pela sua transmissão, problemas que podem provocar perdas significativas de produtividade.

 

Paetow defendeu a necessidade de estratégias de utilização de inseticidas que sejam simultaneamente práticas e fiáveis, considerando que passar sucessivamente de uma autorização de emergência para outra não oferece aos produtores a necessária segurança de planeamento.

 

Por outro lado, a experiência acumulada no combate ao complexo SBR/Stolbur demonstra, segundo a DLG, que uma atuação sistemática e a cooperação entre agricultores, indústria, consultores, instituições de investigação e empresas de desenvolvimento tecnológico podem permitir encontrar soluções sustentáveis.

 

Mercado mundial condiciona setor do açúcar

As condições de mercado constituem outro desafio, sobretudo no caso do açúcar. “Desde o fim do regime do açúcar da União Europeia, o mercado mundial tornou-se a nossa referência”, afirmou Paetow.

 

Depois dos anos de crise entre 2023 e 2025, os preços mundiais do açúcar estabilizaram novamente em níveis relativamente baixos. Segundo o presidente da DLG, estes valores encontram-se abaixo daqueles que permitem produzir açúcar de forma economicamente viável na União Europeia, tendo em consideração os atuais custos da terra, mão de obra e energia.

 

A situação está a fazer-se sentir particularmente entre os produtores de beterraba sacarina das regiões mais a sul, onde as condições de seca verificadas durante o verão de 2026 afetaram significativamente as culturas. “Quando as produtividades desiludem, aquilo que anteriormente era uma atividade de referência pode transformar-se num encargo”, referiu Paetow.

 

O mercado da batata apresenta características diferentes e está há muito habituado a oscilações de preços. As dinâmicas regionais permitem estabelecer uma relação de equilíbrio entre produtividade e preços, existindo a expectativa de que, após a quebra registada no último ano, a rentabilidade possa melhorar na próxima campanha.

 

Tecnologia em condições reais de trabalho

Apesar das diferenças entre as duas culturas, a DLG considera que existe um desafio comum: para que a batata e a beterraba sacarina continuem a contribuir de forma relevante para os rendimentos das explorações, a sua produção terá de permanecer competitiva, tanto dentro das próprias empresas agrícolas como nos mercados internacionais.

 

É neste contexto que a PotatoEurope e a SugarBeet Expo colocam especial atenção na evolução dos sistemas de produção. O formato de exposição ao ar livre permite observar novas soluções técnicas, inovações e conceitos de cultivo em condições reais de utilização.

 

Ao longo dos dois dias do evento, profissionais do setor podem conhecer e discutir novas tecnologias num contexto marcado pela volatilidade dos mercados, adaptação climática e crescente necessidade de eficiência, competitividade e produtividade.

 

Entre os destaques encontram-se as mais recentes soluções para plantação e sementeira de precisão, colheita, transporte, limpeza e carregamento.

 

Os campos de ensaio e parcelas de demonstração permitem ainda comparar diretamente diferentes variedades, assim como soluções de fertilização e proteção das culturas.

 

Digitalização, automação e robótica ganham importância

A digitalização, automação e robótica assumem igualmente um papel de destaque na evolução destes sistemas produtivos.

 

Estas tecnologias apresentam, segundo a organização, potencial para reduzir os custos de produção, ajudar a responder à escassez de mão de obra e aumentar a resiliência das explorações agrícolas.

 

Com cerca de 300 expositores, a PotatoEurope e a SugarBeet Expo decorrem nos dias 9 e 10 de setembro e procuram, assim, mostrar soluções para toda a cadeia de produção e valorização da batata e da beterraba sacarina, num momento em que rentabilidade, eficiência e adaptação às novas condições climáticas estão entre os principais desafios enfrentados pelo setor agrícola.