NOTICÍA

Testemunho dos players do mercado de tratores agrícolas em Portugal - Bruno Pignatelli, Gerente da Tractores Ibéricos

02 Fev 2023

Continuando com a publicação das respostas que os principais players do mercado de tratores agrícolas nos deram, no seguimento do inquérito sobre a evolução do mercado em Portugal, é agora a vez de Bruno Pignatelli, Gerente da Tractores Ibéricos, Lda., responsável pela comercialização da marca Kubota em Portugal.

 

Esta sequência de artigos culminará com a publicação de uma reportagem global com todo o panorama do mercado de tratores em Portugal, incluindo as estatísticas de vendas de 2022.

 

CM - Que balanço faz do mercado nacional de tratores agrícolas em 2022? Alcançou os objetivos para a sua marca?

BP - O mercado nacional viveu ainda muito “alavancado” pelos projetos de renovação do parque de máquinas lançados em 2021 mas cuja entrega de grande parte das unidades contempladas só foi concretizada sobretudo no 1º semestre de 2022. Por outro lado, continuou a haver uma subida de vendas nos tratores mais pequenos, principalmente nos 26 CV onde as marcas de origem sobretudo indiana (onde se incluem os tratores da Escort, onde a Kubota detém a maioria do seu capital social, com a marca EK Kubota) estão a dominar, nomeadamente a Solis, e a Farmtrac. Creio que este crescimento estará muito relacionado com a substituição de tratores até então importados mas sem homologação no nosso pais e por isso sem matricula.

 

CM - Apesar de todas as incertezas, o que espera do mercado de tratores agrícolas em 2023?

BP - Creio que inevitavelmente vamos assistir a uma quebra de vendas pois não se vêem, neste momento, quaisquer subvenção ou ajuda do estado ao sector e, por outro lado, com a crise ou medo instalado devido à inflação e quadro global de grande instabilidade, a procura tem caído, o que já se verificou no 2º semestre do ano passado.

 

CM - Como está a sua marca/empresa a atuar para dar a melhor resposta ao mercado em 2023?

BP - Continuamos a apostar na melhoria da nossa rede de concessionários, com uma aposta grande no pós-venda pois só assim acreditamos que voltaremos a vender aos mesmos clientes e angariar novos. A aposta da Kubota na oferta única de 5 anos de garantia TOTAL e sem nenhuma franquia é uma grande arma que temos de aproveitar e divulgar mais e melhor.

 

Teremos o lançamento da nova linha M5002N (tratores especializados) e continuamos com a restante gama Kubota que pensamos ser bastante completa para as necessidades do nosso mercado.

 

Voltamos a apostar, como sempre, em feiras e demonstrações bem como nos nossos “Orange Days”!

 

Por ultimo, continuaremos a apostar nos tratores EK Kubota, este ano com a introdução do trator de 22 CV que, por pertencerem à família Kubota, também tem a garantia de 5 anos. Com esta marca, pensamos estar posicionados para concorrer nos tratores mais económicos sem, naturalmente, prejudicar a venda do nosso “best seller” Kubota B2261 para os clientes mais exigentes.