NOTICÍA

O que acontece com os resíduos de extração e beneficiação?

14 Mar 2023

Reutilizar e reciclar os descartes da melhor forma, segundo a lógica da economia circular, fazendo com que se obtenham agregados para o sector da construção e não só, torna-se mais fácil com as unidades MB Crusher

 

Quais são os principais problemas que todos as unidades de mineração tem em comum? A gestão do minério extraído, os resíduos de processamento e o valor agregado do próprio produto. Com os equipamentos MB Crusher instalados na máquina operacional, já presente na jazida, a recuperação sistemática dos descartes torna-se, para a mineradora, uma fonte de rendimento. Levando em consideração também que, com o recente aumento de procura das matérias-primas e o consequente aumento dos preços, muitas empresas perceberam que estão sentadas em cima de uma grande pilha de dinheiro.

 

Em particular, o crescente interesse pelos “reciclados” no mercado dos inertes colocou muitas empresas a repensar sobre os próprios resíduos da mina ou da pedreira e processá-los da forma correta. A reutilização de tais materiais traz um valor económico às indústrias do sector e uma grande vantagem ambiental, uma vez que implica um menor aproveitamento das jazidas das pedreiras, com consequente poupança dos recursos naturais não renováveis.

 

O material de descarte encontra uma nova vida em diferentes áreas de aplicação: agregados para cimento, misturas granulares para preenchimentos e aterros, agregados para lastros ferroviários e obras rodoviárias, material de impermeabilização para aterros sanitários, base e sub-base viárias, agregados para conglomerados betuminosos, produção de betão de alta densidade, para utilização em obras de arte especiais como, por exemplo, bases de aerogeradores ou outras infraestruturas estratégicas.

 

Tudo isso torna-se mais fácil e lucrativo, se o material é processado com os equipamentos MB Crusher, diretamente no local, com o único auxílio da máquina operacional, já presente na mina ou na pedreira.

 

Porto Rico: com o minério extraído produz-se agregado para varios projetos 

Com a combinação de duas unidades MB Crusher – um balde triturador BF80.3 e um balde-crivo MB-S10 – uma empresa porto-riquenha conseguiu produzir agregado de forma independente para reutilizar nos próprios estaleiros de obras. Os dois equipamentos processam na pedreira o resíduo do material de extração para produzir principalmente material para base e sub-base: o balde triturador brita as pedras maiores e com o crivo seleciona material limpo para ter uma melhor qualidade. Desta forma, conseguem economizar muito tempo e dinheiro porque produzem o agregado de forma independente e não são obrigados a comprá-los aos fornecedores.

https://vimeo.com/542703519

 

Índia: a terra escavada tornar-se-á cimento

Utilizando um balde-crivo MB-S18 equipado numa escavadeira Kobelco, uma empresa indiana conseguiu otimizar os prazos de processamento e aquisição de agregados a serem utilizados na produção de cimento. O balde-crivo seleciona o material diretamente no carregamento do camião, sem precisar de outras ferramentas. Uma operação fácil e rápida feita diretamente no local.

https://vimeo.com/717794175

 

Peru: o gesso britado com o balde triturador possui mais valor no mercado

Quanto mais o material é de qualidade e mais valor adquire, mais a empresa ganha. Mas para ter verdadeiros benefícios é necessário processar o material otimizando tempo e recursos. Assim uma empresa de mineração peruana utilizou, na sua grande jazida, um balde triturador MB Crusher instalado na própria escavadora e britou o minério na granulometria desejada pelo cliente.

https://vimeo.com/805437471

MB Crusher MB Crusher