NOTICÍA

O trator Claas Arion 470 destaca-se em termos de potência e eficiência

13 Abr 2023

O Claas Arion 470 Hexashift foi classificado consistentemente como excelente em termos de eficiência e potência num teste conduzido pela revista Profi. No teste internacionalmente reconhecido DLG PowerMix, o topo de gama da popular série Arion 400 diminuiu a referência de consumo de combustível em alguns casos por dois dígitos – e também demonstrou particular robustez nas medições de esforço de tração.

 

O mais económico da sua classe

Com um consumo específico de combustível de 270 g/kWh (mais 25 g/kWh AdBlue) no teste DLG PowerMix e 351 g/kWh (+ 32 g/kWh AdBlue) nos ciclos de transporte PowerMix, o Arion 470 Hexashift bateu novos recordes de eficiência e superou os testes de campo anteriores (edição Profi – abril 2023) em quase 3% e 16,1% respetivamente. Com estes excelentes resultados nos testes de desempenho encomendados pela revista especializada Profi, o ágil quatro cilindros da Claas reforçou a sua posição no mercado como um dos tratores mais populares da sua classe.

 

Eficiência e potência recorde

O centro de ensaio DLG submeteu pela primeira vez o Arion 470 a testes exaustivos de desempenho e consumo de combustível no teste de tomada de força com travão dinamométrico e no teste do dinamómetro de rolos. Os resultados iniciais do travão da TDF mostraram que o Arion 470 é potente e eficiente ao mesmo tempo.  Dos 155 cv, 144 cv estão disponíveis na tomada de força – um valor excelente. O binário máximo é de 600 Nm, aumentando o binário em 34 por cento, o que é um resultado impressionante. O consumo do trator no ensaio da TDF com travão dinamométrico é de apenas 242 g/kWh (à velocidade nominal) ou 224 g/kWh (à potência máxima) de diesel mais 25 g/kWh de AdBlue cada – de acordo com a Profi estes são valores máximos. E o consumo no teste do dinamómetro de rolos é 270 g/kWh mais 21 g/kWh de AdBlue – o “milagre da economia” é melhor que os valores médios nos testes DLG PowerMix, nos quais várias operações de campo são simuladas no banco de ensaios, quase três por cento abaixo da média de todos os tratores medidos até agora.

 

Os valores de trabalho pesado e médio-pesado com charruas e cultivadores são particularmente impressionantes – aqui o Arion 470 consumiu cerca de 6 por cento menos do que a média. Apesar da baixa relação potência/peso de apenas 37,51 kg/hp, o Arion 470 converte eficientemente a elevada potência do motor em potência de tração. Graças à excelente tração, alcança uma impressionante potência máxima de tração de 133,4 cv, que é significativamente superior a muitos tratores mais pesados nesta gama de potência.

 

16% de poupança de combustível no transporte

O Arion 470 provou ser ainda mais eficiente durante o transporte: aqui, o valor de consumo atingiu 351 g/kWh (mais 32 g/kWh AdBlue) a 40 km/h, o que é 16,1% abaixo da média. O trator de ensaio foi equipado com a transmissão Hexashift de seis velocidades powershift, atingindo uma velocidade máxima de 40 km/h com economia de combustível a 1.660 rpm do motor.