Conhecer, entender e aplicar devidamente a legislação em vigor é fundamental para garantir a segurança e saúde no trabalho, assim como para assegurar a conformidade legal das empresas. A correta aplicação das diretivas e decretos-lei que regulam o uso de equipamentos de trabalho não só protege os trabalhadores, mas também previne sanções e responsabilidades legais. Entre as legislações pertinentes, destacam-se a Diretiva 2006/42/CE e a Diretiva Equipamentos de Trabalho (DL 50/2005), que, embora complementares, possuem diferenças significativas.
Diretiva Equipamentos de Trabalho (DL 50/2005)
A DL 50/2005 estabelece as disposições mínimas de segurança e saúde para a utilização de equipamentos de trabalho pelos trabalhadores. Este decreto serve como um guia para os empregadores minimizarem os riscos a que os trabalhadores estão expostos. A responsabilidade pelo cumprimento das normas estabelecidas nesta diretiva recai sobre o empregador, que deve garantir que os equipamentos de trabalho sejam seguros para uso. Entre os objetivos principais da DL 50/2005 está a definição das prescrições mínimas de segurança e saúde, abrangendo qualquer máquina, aparelho, ferramenta ou instalação utilizada no trabalho.
Diretiva Máquinas (2006/42/CE)
A Diretiva 2006/42/CE define as exigências de segurança e saúde aplicáveis às máquinas comercializadas ou colocadas em serviço na União Europeia após 1 de janeiro de 1995. O objetivo principal desta diretiva é minimizar a sinistralidade no trabalho com máquinas, harmonizar os requisitos de segurança e saúde, e garantir a livre circulação das máquinas no mercado da UE. A responsabilidade pelo cumprimento desta diretiva recai sobre os fabricantes de máquinas, proprietários que realizam modificações e trabalhadores que projetam, modificam ou fabricam máquinas.
Ambas as diretivas são de caráter obrigatório e fornecem detalhes e orientações aos fabricantes, projetistas e empregadores.
Obrigações e Sanções
Os fabricantes e projetistas devem reger-se pela Diretiva Máquinas (2006/42/CE), garantindo a integração da segurança na fase de conceção e comercialização das máquinas, tornando os equipamentos intrinsecamente seguros.
Os empregadores devem assegurar-se que adquirem equipamentos em conformidade com a Diretiva Máquinas e que implementam a Diretiva Equipamentos de Trabalho (DL 50/2005), garantindo a segurança dos utilizadores.
A diretiva 2006/42/CE foi integrada na legislação portuguesa pelo Decreto-Lei 103/2008. O incumprimento destas diretivas resulta em contra-ordenações severas. No caso do DL 103/2008, as coimas podem variar entre 498 euros a 44.890 euros, dependendo se a infração é cometida por pessoas singulares ou coletivas, com penalizações adicionais possíveis em caso de perigo representado pelo produto em causa. A negligência também é punível, com coimas reduzidas para metade.
No caso do DL 50/2005, as coimas por falta de cumprimento podem atingir máximos de 61.200 euros (valor referente a 2018), além de outras sanções como a interdição temporária do exercício de atividade, privação de participar em arrematações ou concursos públicos, e responsabilidade criminal e civil em casos de negligência.
A DL 50/2005 e a Diretiva 2006/42/CE desempenham papéis complementares na promoção de um ambiente de trabalho seguro e na garantia de que os equipamentos utilizados são seguros desde a conceção até à utilização. As empresas devem estar bem informadas e garantir o cumprimento dessas diretivas para evitar sanções e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Apoio especializado é determinante em matérias de legislação
A Certimac Engenharia, especialista no ramo de projetos e certificação de máquinas agrícolas, florestais e industriais, tem tido um papel fundamental na implementação rigorosa das diretrizes de segurança, essencial para a proteção dos trabalhadores e para a conformidade legal das empresas. Focada no sucesso dos seus clientes, presta serviços de elaboração de projetos, desenvolvimento e certificação de máquinas, consultoria e formação profissional procurando sempre otimizar os recursos já existentes. Com mais de 20 anos de experiência o seu crescimento tem sido sustentado na atualização e inovação que permitem antecipar a evolução e necessidades do mercado com base no cumprimento das normas em vigor. Opera em toda a Península Ibérica, expondo uma estrutura leve e versátil com qualidade e conhecimentos de serviços ao melhor custo benefício do mercado.
https://www.certimac.com/ | +351 964 729 661 | info@certimac.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Novas formações – OPCO qualifica indústria automóvel em 2025
07 Jan 2025
Mandriladora WS2 revoluciona operações de reciclagem de metais no centro do país
07 Jan 2025
A John Deere apresenta novas máquinas e tecnologias autónomas no CES 2025
07 Jan 2025
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Los Barrios, Andaluzia
06 Jan 2025