Popup Banner Galiforest 2026
NOTICÍA

Primeiro-ministro sueco dá início às obras da nova fábrica de escavadoras da Volvo CE

17 Jun 2026

Os trabalhos da nova fábrica de escavadoras da Volvo Construction Equipment (Volvo CE), em Eskilstuna, na Suécia, arrancaram oficialmente com uma cerimónia simbólica que contou com a participação do primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e da vice-primeira-ministra Ebba Busch. Ambos assumiram os comandos de escavadoras elétricas Volvo de 23 toneladas para realizar a primeira escavação do projeto.

 

 

A construção desta unidade industrial já tinha sido antecipada pela Volvo CE durante a visita realizada recentemente pelo Portal Comércio Máquinas a Eskilstuna, onde a empresa apresentou os seus planos de investimento para reforçar a produção europeia de escavadoras e consolidar o papel estratégico da cidade nas operações globais do grupo.

 

Enquanto muitas empresas industriais optam por transferir a produção para outros países, a Volvo CE continua a investir na Suécia. A nova unidade, cuja conclusão está prevista para 2028, reforçará a competitividade da empresa e reafirmará o papel da Suécia como uma potência industrial. O investimento deverá gerar emprego e impulsionar o crescimento económico da região de Mälardalen, contribuindo simultaneamente para a capacidade industrial e de inovação da Europa num mercado global cada vez mais competitivo.

 

Quase 200 anos de desenvolvimento industrial na Suécia

A Volvo CE é uma referência da indústria sueca há quase dois séculos e continua a apostar em investimentos de longo prazo no país. Atualmente, cerca de 40% do total das horas de produção da empresa estão localizadas na Suécia.

 

O investimento de 700 milhões de coroas suecas (SEK) em Eskilstuna integra a estratégia de longo prazo da Volvo CE para produzir mais próximo dos seus clientes e reforçar a sua presença regional. Só nos últimos anos, a empresa investiu mais de 9 mil milhões de coroas suecas na sua capacidade industrial e rede comercial na Europa.

 

 

Durante a visita, o primeiro-ministro e a ministra da Energia, Empresas e Indústria tiveram ainda oportunidade de conduzir pás carregadoras e dumpers articulados, antes de assumirem os comandos das escavadoras elétricas Volvo CE de 23 toneladas que deram início simbólico à construção da nova fábrica.

 

“É realmente como voltar a casa. Estou muito satisfeito por estar aqui hoje e mostrar como este legado industrial continua vivo. Acredito profundamente no diálogo próximo entre as empresas e os decisores políticos que existe na Suécia. Continuem o excelente trabalho”, afirmou Ulf Kristersson, primeiro-ministro da Suécia, que cresceu precisamente em Eskilstuna.

 

Um novo capítulo na história industrial sueca

“Estas máquinas amarelas construíram literalmente este país — desde estradas e minas até cidades inteiras. Numa altura de crescente incerteza, a competitividade não é apenas uma questão económica. Trata-se de independência, resiliência e da capacidade de construir o nosso futuro com os nossos próprios recursos. Hoje, a Volvo CE está a escrever um novo capítulo da história industrial da Suécia, um capítulo que inspira e olha firmemente para o futuro”, destacou Ebba Busch, ministra da Energia, Empresas e Indústria.

 

Eskilstuna já acolhe a sede mundial da Volvo CE, o maior centro de investigação e desenvolvimento da empresa, a organização comercial responsável pelas regiões da Europa, África, Médio Oriente e Oceânia, bem como uma fábrica de componentes, assumindo-se como um dos principais polos estratégicos da marca.

 

Com a nova unidade, a Volvo CE passará a fabricar todos os seus principais produtos na Suécia: dumpers articulados em Braås, pás carregadoras em Arvika, escavadoras em Eskilstuna e cabinas em Hallsberg.

 

“Há quase 200 anos que a Suécia faz parte da história industrial da Volvo CE e temos orgulho em continuar a realizar investimentos significativos que reforçam a posição da Suécia e da Europa no panorama mundial. Ao investir na produção de escavadoras em Eskilstuna, estamos a reforçar a nossa competitividade global, criando emprego, desenvolvendo tecnologia e fortalecendo a nossa sólida base industrial sueca”, afirmou Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

 

 

Responder ao crescimento da procura de escavadoras

Este investimento surge num momento em que as escavadoras representam o maior e mais importante segmento da indústria da construção. Desde 2010, o mercado europeu de escavadoras de maiores dimensões cresceu cerca de 50%, sendo expectável que a procura continue a aumentar nos próximos anos.

 

A nova fábrica terá aproximadamente 30.000 metros quadrados e contará com linhas de montagem flexíveis para escavadoras de rastos elétricas e com motor de combustão, abrangendo classes de peso entre as 14 e as 50 toneladas.

 

A capacidade anual de produção poderá atingir as 3.500 máquinas.

 

A produção local permitirá reduzir os prazos de entrega, minimizar interrupções na cadeia de abastecimento e diminuir as emissões associadas ao transporte. Além disso, a disponibilidade de escavadoras é considerada um fator importante para a capacidade de resposta e preparação das infraestruturas da sociedade.

 

Produção europeia mais próxima dos clientes

A nova unidade de Eskilstuna irá produzir escavadoras de rastos elétricas e convencionais destinadas aos mercados europeus, reforçando a estratégia da Volvo CE de fabricar mais próximo dos seus clientes e aumentar a resiliência da cadeia de abastecimento.

 

“Os investimentos de longo prazo em capacidade industrial e qualificação profissional são fundamentais para a competitividade do Grupo Volvo e da Europa. Estou muito orgulhoso deste projeto em Eskilstuna, que reforça a nossa presença na Europa e contribui para o desenvolvimento da Suécia e da nossa empresa”, concluiu Martin Lundstedt, presidente e CEO da AB Volvo.

 

Com o arranque das obras desta nova fábrica, a Volvo CE reforça a sua aposta na Europa, numa altura em que a procura por escavadoras continua a crescer e em que a indústria enfrenta o desafio de combinar competitividade, inovação tecnológica e sustentabilidade. A escolha de Eskilstuna para acolher este investimento estratégico confirma o papel central que a cidade desempenha no presente e no futuro da Volvo Construction Equipment.