NOTICÍA

Porquê escolher um pneu com lonas de cima de aramida?

12 Set 2022

Da alta resistência à absorção de choques laterais, são muitas as vantagens dos produtos com lonas de cima de aramida da BKT, projetados para uma grande diversidade de utilizações

 

Os pneus convencionais são concebidos para a utilização sobretudo em terrenos irregulares, graças à resistência da sua estrutura. Esta é, de facto, a principal razão pela qual estes são escolhidos, além da sua elevada capacidade de absorção de choques laterais.

 

Mas será que existem soluções que tornam o produto ainda mais resistente, especialmente nas aplicações mais pesadas? A resposta é "Sim": os pneus com lonas de cima de aramida.

 

Como funcionam as lonas de cima de aramida?

Um pneu convencional pode apresentar lonas de cima de aramida: uma solução simples, mas vantajosa e particularmente eficaz que garante maior resistência a furos.

A aramida é composta por uma fibra de alta densidade usada para reforçar estruturas mecânicas no campo aeronáutico, por exemplo, ou para a produção de vestuário à prova de fogo. De forma extraordinária, as lonas de cima de aramida combinam leveza e elevada resistência à tração. Para entender melhor estas propriedades, basta considerar que uma lona de cima de aramida do mesmo peso que uma lona de cima de aço é cinco vezes mais forte.

 

No entanto, a BKT deu mais um passo no sentido de obter um desempenho ainda melhor em termos de resistência a cortes e "chips". Também criou uma versão "HD" (Heavy-Duty) para uso intensivo, que além das lonas de cima de aramida é feita de um composto especialmente concebido para as situações mais desafiadoras.

 

As soluções com lonas de cima de aramida da BKT

Ciente das grandes vantagens oferecidas pelos pneus com lonas de cima de aramida, a BKT propõe soluções inovadoras com lonas de cima de aramida para vários pneus convencionais. Estes não só proporcionam uma resistência extraordinária ao desgaste, mas também excelentes capacidades de absorção de choque lateral, oferecendo assim produtos que satisfazem os requisitos dos utilizadores.

 

Muitos são os pisos propostos pela BKT e adequados para uma ampla variedade de aplicações, das operações agrícolas às industriais, incluindo o setor da construção civil. Graças à oferta extensa e específica, a BKT responde a cada necessidade individual com um produto perfeito, eficiente e de alta qualidade. Na verdade, a BKT sabe bem que cada trabalho é único e precisa de um produto sob medida planeado até o último pormenor. Assim, a BKT pensou em todas as aplicações possíveis.

 

Existem duas soluções BKT com lona de cima de aramida projetadas para produtos agroindustriais e também disponíveis como versão "HD". A primeira, criada para manipuladores telescópicos em operações de manipulação, é o AS 504, um produto que se destaca por excelentes propriedades de autolimpeza e aderência melhorada. A segunda, perfeita para aplicações de lavoura e transporte com tratores 2WD/2RM e alfaias agrícolas, é o MULTI RIB, um pneu com uma manobrabilidade excecional.

 

Para a colheita – uma das aplicações agrícolas mais importantes e delicadas, nas quais os pneus estão sujeitos a um alto risco de furos – a BKT oferece diversas soluções. Para as operações de colheita e ceifeiras-debulhadoras, a versão HD com lonas de cima de aramida do TR 137 garante melhor resistência a furos e proteção contra todos os danos típicos desta aplicação; para alfaias agrícolas e máquinas de colheita e enfardamento de feno, bem como equipamentos para plantações de cana de açúcar, o pneu versátil e perfeito, disponível também como versão "HD", é o TR 882; para ceifeiras e enfardadoras de feno, camiões-cisterna e reboques, a solução ideal dentro e fora da estrada é o FLOTATION 558, ao proporcionar capacidade de carga elevada e excelente tração.

 

Para operações de transporte, a BKT oferece três soluções diferentes: o RIB 774 (A), um pneu de secção baixa perfeito para alfaias agrícolas com capacidade de carga elevada; o AW 726, um pneu para atrelados com um piso de blocos distintivo; e o ST 180, projetado tanto para reboques como para alfaias agrícolas, apresenta excelente resistência ao desgaste.

 

Para tratores utilitários compactos usados em aplicações municipais e de manutenção, o pneu ideal com lonas de cima de aramida, que proporciona excelente tração, é o AT 316.

 

Para aplicações de relva e jardim e manutenção de prados, não faltam opções.

Para corta-relvas, a BKT sugere o LG 306 e o LG SMOOTH; para minitratores corta-relvas, o LG 408 e o LG RIB são perfeitos. Para aplicações de carrinhos de golfe, no entanto, a melhor solução é o GF 304, garantindo o máximo de conforto e excelente proteção da relva.

 

Além disso, para a indústria, é possível escolher três produtos diferentes destinados a operações pesadas de carga e descarga: o BK-LOADER 53, particularmente adequado para pás carregadoras em operações de reciclagem; o EM 937 E3 (L), projetado para pás carregadoras e retroescavadoras com pá carregadora em escavação e carga; o XL GRIP (BHL),perfeito para retroescavadoras com pá carregadora em aplicações pesadas de escavação, nivelação e carga.

 

Finalmente, no setor da construção civil, a solução com lonas de cima de aramida oferecida pela BKT é o XL GRIP (L3), um pneu diagonal projetado para pás carregadoras em aplicações de carga pesada.

 

Em poucas palavras, a BKT fornece o pneu certo para cada operação: diferentes soluções para as muitas e muito diversas necessidades dos utilizadores. É por isso que a marca está sempre a trabalhar para expandir a sua gama de pneus que hoje conta com mais de 3200 produtos.