NOTICÍA

Carregadora Bobcat L85, eficiência máxima na reciclagem de papel

24 Nov 2022

Desde o início dos anos quarenta que a família Rua se dedica à gestão e recuperação de papel e cartão, alargando posteriormente a atividade aos plásticos, metais, madeira e outros resíduos industriais. A Rua Papel Gestión é uma empresa reconhecida e com presença ativa em diferentes países europeus e asiáticos, onde comercializam os seus produtos a partir das suas três fábricas na Catalunha.

 

A empresa adquiriu recentemente uma carregadora de rodas compacta Bobcat L85 para o centro de reciclagem de papel de Sant Andreu de la Barca. Nesta fábrica são classificadas anualmente cerca de 38.000 toneladas de papel e cartão provenientes de gráficas e para isso necessitavam de uma máquina com potência, versatilidade, mas ao mesmo tempo compacta para poder manobrar dentro do armazém, entre as colunas e os fardos de papel armazenados.

 

A carregadora Bobcat L85 encarrega-se de disponibilizar os materiais, alimentando as prensas. Mas graças à sua potência, os operadores que a manuseiam já pensam em aproveitá-la melhor, equipando-a com garfos para carregar fardos de papel e não descartam colocar também pinças no futuro. As características desta máquina conferem-lhe uma grande versatilidade face às diversas necessidades da sua atividade quotidiana, e veem com muita clareza que a utilização de implementos lhes trará grandes vantagens.

 

A L85 é equipada de série com o sistema hidráulico Quick-Tach, compatível com os engates standard mais utilizados no sector que permite o uso de implementos de elevadas exigências de caudal. Já o controlo avançado de implementos permite que o operador altere o standard de controlo da máquina com o premir de um botão. Isto oferece um controlo independente do regime do motor e da velocidade de deslocamento da máquina. Graças ao conector de 7 pinos, o operador pode controlar inclusivamente os implementos mais complicados de forma intuitiva e eficiente.

 

Possui ainda um motor de 68 CV, que lhe permite trabalhar com uma carga útil de 3.181 kg, e vem equipado de série com funcionalidades que permitem ao operador trabalhar com grande conforto e uma produtividade excecional.  

 

Vantagens sobre outras máquinas

Diego Avila, encarregado geral da Rua Papel Gestión comenta: "Anteriormente fazíamos o mesmo trabalho com empilhadores, mas vimos que quando, por exemplo, chegava um camião carregado com 12 toneladas de revistas, o impulso de uma carregadora era muito superior e o trabalho era realizado com maior fluidez. Antes tínhamos que ir recolhendo pequenos troços de papel, o que fazia com que demorássemos muito mais.

 

Para substituir os empilhadores, alugamos uma carregadora compacta Bobcat S450, e a sua avaliação é tão positiva que nem pensamos em trocar de marca. O Bobcat S450 deu-nos resultados muito bons, não tivemos nenhum problema com ela, nenhuma falha mecânica. É uma grande máquina, projetada para construção, por isso é muito robusta, requer uma manutenção mínima e estamos muito satisfeitos com este modelo. Temos trabalhado muito bem com ela, mas achámos que com uma carregadora maior poderíamos melhorar o nosso trabalho. E assim tem sido.

 

Agora, com a carregadora Bobcat L85, empurramos o material diretamente para a cinta transportadora rapidamente, com muito mais eficiência e conforto.”

 

“A Bobcat Of, distribuidora oficial da região, deixou-nos testar a carregadora Bobcat L85 durante dez dias e ela nunca mais saiu daqui. A sua potência, força de arranque, impulso, tração, bem como a sua versatilidade e o conforto da sua cabine, são imbatíveis.”

 

“No que diz respeito ao seu design, para nós é perfeito, o que nos evita problemas, avarias e paragens desnecessárias. Os componentes, como os manguitos, são protegidos para que a máquina não fique bloqueada com pedaços de papel, como aconteceu com os empilhadores com pinças, que os têm demasiado desprotegidos. Nesta máquina, a única coisa que toca o papel é a pá. Pelo que temos risco zero de ser danificado ou bloqueado. Anteriormente com os empilhadores tínhamos muitos problemas com a caixa de velocidades, e com as pinças tínhamos falhas nos pistões, nas mangueiras hidráulicas e nos manguitos, enquanto que na carregadora Bobcat L85 o balde pára tudo e protege o resto da máquina.”

 

Baixo consumo, segurança e conforto

Os operadores destacam o baixo consumo de combustível desta carregadora, em comparação com outras máquinas que utilizam. Avaliam a segurança de forma muito positiva, graças ao peso da carregadora, à estabilidade, ao tamanho das suas rodas e à cabine fechada que evita que qualquer material salte para fora delas. Antes num empilhador esta proteção não existia.

 

Mas acima de tudo destacam o conforto da cabine, como aspeto fundamental, graças ao seu assento hidráulico, excelente visibilidade de 360° para ambos os lados. Além da redução de ruído. Ao trabalharem em cabine fechada, evitam o elevado nível de ruído dos trituradores e outros equipamentos que ocorre nas instalações ao longo do dia, o que lhes permite trabalhar em melhores condições. A cabine é pressurizada e cumpre com os mais rigorosos requisitos de segurança de nível FOPS II.

 

Também dão valor ao seu fácil manuseio, a localização de todos os controlos no joystick foi projetada para tornar o L85 fácil e confortável de manusear. A posição do joystick é ajustável horizontalmente e integrada no assento suspenso do operador para garantir a melhor experiência de direção e conforto. O joystick de controlo do equipamento de trabalho está integrado no assento suspenso para garantir a melhor experiência operacional e conforto. A localização dos controlos no joystick foi projetada para ser fácil e confortável de usar, mesmo durante muitas horas.

 

Centrocar Bobcat