Desde o início dos anos quarenta que a família Rua se dedica à gestão e recuperação de papel e cartão, alargando posteriormente a atividade aos plásticos, metais, madeira e outros resíduos industriais. A Rua Papel Gestión é uma empresa reconhecida e com presença ativa em diferentes países europeus e asiáticos, onde comercializam os seus produtos a partir das suas três fábricas na Catalunha.
A empresa adquiriu recentemente uma carregadora de rodas compacta Bobcat L85 para o centro de reciclagem de papel de Sant Andreu de la Barca. Nesta fábrica são classificadas anualmente cerca de 38.000 toneladas de papel e cartão provenientes de gráficas e para isso necessitavam de uma máquina com potência, versatilidade, mas ao mesmo tempo compacta para poder manobrar dentro do armazém, entre as colunas e os fardos de papel armazenados.
A carregadora Bobcat L85 encarrega-se de disponibilizar os materiais, alimentando as prensas. Mas graças à sua potência, os operadores que a manuseiam já pensam em aproveitá-la melhor, equipando-a com garfos para carregar fardos de papel e não descartam colocar também pinças no futuro. As características desta máquina conferem-lhe uma grande versatilidade face às diversas necessidades da sua atividade quotidiana, e veem com muita clareza que a utilização de implementos lhes trará grandes vantagens.
A L85 é equipada de série com o sistema hidráulico Quick-Tach, compatível com os engates standard mais utilizados no sector que permite o uso de implementos de elevadas exigências de caudal. Já o controlo avançado de implementos permite que o operador altere o standard de controlo da máquina com o premir de um botão. Isto oferece um controlo independente do regime do motor e da velocidade de deslocamento da máquina. Graças ao conector de 7 pinos, o operador pode controlar inclusivamente os implementos mais complicados de forma intuitiva e eficiente.
Possui ainda um motor de 68 CV, que lhe permite trabalhar com uma carga útil de 3.181 kg, e vem equipado de série com funcionalidades que permitem ao operador trabalhar com grande conforto e uma produtividade excecional.
Vantagens sobre outras máquinas
Diego Avila, encarregado geral da Rua Papel Gestión comenta: "Anteriormente fazíamos o mesmo trabalho com empilhadores, mas vimos que quando, por exemplo, chegava um camião carregado com 12 toneladas de revistas, o impulso de uma carregadora era muito superior e o trabalho era realizado com maior fluidez. Antes tínhamos que ir recolhendo pequenos troços de papel, o que fazia com que demorássemos muito mais.
Para substituir os empilhadores, alugamos uma carregadora compacta Bobcat S450, e a sua avaliação é tão positiva que nem pensamos em trocar de marca. O Bobcat S450 deu-nos resultados muito bons, não tivemos nenhum problema com ela, nenhuma falha mecânica. É uma grande máquina, projetada para construção, por isso é muito robusta, requer uma manutenção mínima e estamos muito satisfeitos com este modelo. Temos trabalhado muito bem com ela, mas achámos que com uma carregadora maior poderíamos melhorar o nosso trabalho. E assim tem sido.
Agora, com a carregadora Bobcat L85, empurramos o material diretamente para a cinta transportadora rapidamente, com muito mais eficiência e conforto.”
“A Bobcat Of, distribuidora oficial da região, deixou-nos testar a carregadora Bobcat L85 durante dez dias e ela nunca mais saiu daqui. A sua potência, força de arranque, impulso, tração, bem como a sua versatilidade e o conforto da sua cabine, são imbatíveis.”
“No que diz respeito ao seu design, para nós é perfeito, o que nos evita problemas, avarias e paragens desnecessárias. Os componentes, como os manguitos, são protegidos para que a máquina não fique bloqueada com pedaços de papel, como aconteceu com os empilhadores com pinças, que os têm demasiado desprotegidos. Nesta máquina, a única coisa que toca o papel é a pá. Pelo que temos risco zero de ser danificado ou bloqueado. Anteriormente com os empilhadores tínhamos muitos problemas com a caixa de velocidades, e com as pinças tínhamos falhas nos pistões, nas mangueiras hidráulicas e nos manguitos, enquanto que na carregadora Bobcat L85 o balde pára tudo e protege o resto da máquina.”
Baixo consumo, segurança e conforto
Os operadores destacam o baixo consumo de combustível desta carregadora, em comparação com outras máquinas que utilizam. Avaliam a segurança de forma muito positiva, graças ao peso da carregadora, à estabilidade, ao tamanho das suas rodas e à cabine fechada que evita que qualquer material salte para fora delas. Antes num empilhador esta proteção não existia.
Mas acima de tudo destacam o conforto da cabine, como aspeto fundamental, graças ao seu assento hidráulico, excelente visibilidade de 360° para ambos os lados. Além da redução de ruído. Ao trabalharem em cabine fechada, evitam o elevado nível de ruído dos trituradores e outros equipamentos que ocorre nas instalações ao longo do dia, o que lhes permite trabalhar em melhores condições. A cabine é pressurizada e cumpre com os mais rigorosos requisitos de segurança de nível FOPS II.
Também dão valor ao seu fácil manuseio, a localização de todos os controlos no joystick foi projetada para tornar o L85 fácil e confortável de manusear. A posição do joystick é ajustável horizontalmente e integrada no assento suspenso do operador para garantir a melhor experiência de direção e conforto. O joystick de controlo do equipamento de trabalho está integrado no assento suspenso para garantir a melhor experiência operacional e conforto. A localização dos controlos no joystick foi projetada para ser fácil e confortável de usar, mesmo durante muitas horas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Futuro da Mecanização Agrícola debatido na Agroglobal com casa cheia
17 Set 2025
Ascendum entrega os primeiros dumpers rígidos Volvo em Portugal
17 Set 2025
Fendt 600 Vario em primeira mão na Agroglobal com a Forte, Lda.
16 Set 2025
Olix da ID David: nova podadora de baixeiras atraiu atenções na Agroglobal
16 Set 2025