NOTICÍA

CERTIMAC – Projetos e certificação de máquinas agrícolas e industriais

09 Jan 2023

Especializada na certificação de máquinas e equipamentos, bem como na execução de projetos diversos nos sectores Agrícola, Florestal e Industrial, a CERTIMAC opera em toda a Península Ibérica, apresentando uma estrutura leve e versátil com qualidade e conhecimentos de serviços com o melhor custo benefício no mercado. Com o intuito de satisfazer os seus clientes, a CERTIMAC visa otimizar os seus recursos já existentes, com um controlo de qualidade apertado e um know-how adquirido ao longo dos anos. Empresa de referência no mercado no que toca à certificação de máquinas e equipamentos, a CERTIMAC visa atender aos vários tipos de certificações CE, UKCA e EAC.

 

A certificação e legalização de máquinas e equipamentos, apresenta-se como uma fase primordial no processo da comercialização destes produtos no mercado. Nesta sequência, quando um fabricante ou mandatário constrói ou quer utilizar um produto de forma legal, a máquina deverá ser certificada de imediato e de acordo com as directivas em vigor. Ao fazer isso, está a declarar e atestar que esse equipamento novo ou usado foi elaborado, construído ou utilizado segundo as directivas definidas pela comunidade europeia, ou outras, e só assim poderá ser comercializada. Bem como os fabricantes ou mandatários, também cabe aos seus utilizadores ou adquirentes verificar e cumprir as directivas e normas em vigor, conforme ao Decreto-Lei 50/2005, este confere que o uso dos equipamentos está dentro dos parâmetros normativos e regulamentares, bem como os mesmos se encontram em bom estado de utilização.

 

Existem mais de 25 diretivas que obrigam à afixação da placa de certificação CE. No caso das máquinas industriais e agrícolas, a principal diretiva é a directiva 2006/42/CE, transposta para a lei nacional através do decreto-lei 103/2008. Esta directiva regula as características mínimas que as máquinas devem possuir por forma a salvaguardar a saúde e a segurança de quem as utiliza ou simplesmente de quem coabita com elas no mesmo espaço físico. Uma outra diretiva que está diretamente interligada com as regulamentações mencionadas anteriormente, é a directiva 2009/104/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de setembro de 2009. Refere-se ao uso de máquinas e equipamentos de trabalho, os quais devem estar sempre certificados e em boas condições de uso e só desta forma devem ser utilizados (Proteções, manuais, certificados, marcação CE, autocolantes de segurança e uso, fichas técnicas, etc.).

 

Qualquer máquina instalada dentro do espaço europeu desde 1995, deve cumprir com as directivas e consequentemente ter afixada a placa de certificação ou marcação CE. O mesmo é aplicável a máquinas mais antigas, mas que tenham sido posteriormente reconstruídas ou modificadas.

 

A CERTIMAC dispõe de serviços de projeto e certificação de máquina/ equipamentos, no qual se enquadram os setores da agricultura, indústria e floresta, realizando serviços de projeto, certificação e homologação de máquinas, equipamentos e componentes, como por exemplo:

 

Agricultura e FlorestaEscarificadores, Charruas normais e reversíveis, Cultivadores, Capinadeiras e destroçadores de monte, Arrastadores de pedra, Frontais para tratores, Baldes e braços para escavadoras, Engates de gancho, Boca de lobo e de cruzeta, Agrades, Chiseis, Rippers, Reboques, Reboques para composto, e Reboques para palotes de fruta, Intercepas para vinha, Máquinas descorticadoras, Máquinas despedregadoras, Bio-trituradores, Rachadores verticais e horizontais para trator ou elétricos, Plataformas de fruta, Buldozers florestais, Pás de silagem e de tratores, arcos de segurança, entre outros.
Automóvel e IndustrialCertificação de máquinas industriais diversas como tapetes rolantes, máquinas de corte laser e plasma, grupos hidráulicos, processos de homologação e matriculação de veículos, processos de homologação de componentes, Cilindros de simples e/ou duplo efeito, Enroladores de mangueiras, chapa metálica e cordas, Máquinas hidráulicas diversas, Máquinas automáticas diversas para linhas de montagem / fábricas, Agitadores para tanques químicos e/ou alimentares, Reatores químicos ultrassónicos, Permutadores de calor / exchangers; Bombas hidráulicas para químicos; Mesas e plataformas hidráulicas, pórticos, Estruturas e varandins diversos, entre outros.

 

Dada a sua experiência nestes ramos a CERTIMAC tem profissionais de Gestão, Engenharia e Segurança, podendo ser o seu melhor parceiro na certificação de máquinas agrícolas, florestais e industriais, podendo levar a cabo toda a fase de projeto e certificação de máquinas com o intuito de satisfazer as normas legais em vigor de cada tido de equipamento.