NOTICÍA

Cotesi lança telas de solo em papel para horticultura

23 Jan 2023

A Cotesi apresenta em estreia mundial, na Fruit Logistica, de 8 a 10 de fevereiro, em Berlim, novas telas de solo em papel, 100% biodegradáveis, para controlo de infestantes em culturas hortícolas.

 

A Cotesi e a Mondi, líder mundial na produção de papel, acreditam que é possível reduzir a quantidade de plástico utilizado na agricultura, protegendo o Planeta para as gerações futuras.

 

A nova tela de solo é recomendada para aplicação em culturas hortícolas de estufa com ciclos curtos (4-8 meses), para prevenir o aparecimento de infestantes e deixar o solo respirar. Além disso, é totalmente biodegradável quando termina o seu ciclo de vida, transformando-se em fonte de nutrientes para o solo, num ciclo perfeito de economia circular.

 

Estas telas foram desenvolvidas especificamente para uso agrícola e contêm na sua composição fibras de madeira 100% frescas, de origem europeia e de produção florestal responsável certificada.

 

Como aplicar?

 

- Aplique-a diretamente no solo, não cubra as extremidades laterais com terra, como faria no caso do filme plástico. A tela de papel precisa de ter uma das faces sempre em contacto com o ar.

 

- Fixe a tela no solo usando clipes de madeira ou de metal. Faça uma abertura para permitir a transplantação ou sementeira.

 

- Distribua as plantas (hortícolas, cebolas, pepinos, tomates e outras) como faria habitualmente.

 

- A sua cultura vai crescer saudável, sem infestantes e o solo continuará a respirar.

 

- A tela de papel demora 6 a 8 meses a degradar-se totalmente no solo após a instalação. Caso a tela seja enterrada o processo de biodegradação é muito mais rápido.