Popup Banner Popup Stihl Passatempo Primavera 2024
NOTICÍA

A BKT torna-se membro da "Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável"

26 Jun 2024

A BKT acaba de anunciar a sua adesão à "Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável" (GPSNR). A BKT, conhecida pela sua rápida adaptação às melhores práticas globais, está assim a dar mais um passo na promoção de práticas sustentáveis a longo prazo, culminando numa produção mais consciente e amiga do ambiente, em linha com os princípios definidos pela GPSNR.  

 

A produção de borracha natural apresenta várias oportunidades de melhoria, tanto em termos ambientais como sociais. A expansão das plantações de borracha é suscetível de influenciar as florestas tropicais, mas, através de práticas sustentáveis, é possível proteger a biodiversidade e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Do mesmo modo, garantir condições de trabalho dignas e respeitar os direitos dos trabalhadores nas plantações de borracha é fundamental para promover uma indústria ética e sustentável.

 

Para enfrentar estes desafios e promover soluções sustentáveis, a Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável (GPSNR) reúne produtores de borracha natural, comerciantes, fabricantes de pneus, organizações não governamentais, instituições académicas e outros parceiros industriais.

 

Ao tornar-se membro da GPSNR, a BKT está, portanto, a reforçar o seu compromisso de alinhar a cadeia de fornecimento de borracha natural com as directrizes da organização. Como membro da GPSNR, a empresa tem também acesso a uma plataforma que visa uniformizar os relatórios de sustentabilidade dos fabricantes e as plataformas digitais para cumprimento dos requisitos do Regulamento Europeu de Desflorestação (EUDR) que entrará em vigor a partir de dezembro de 2024.

 

"Os princípios em que a GPSNR assenta as suas raízes estão em conformidade com a nossa política ESG. Este caminho permitir-nos-á desenvolver e alinhar a nossa iniciativa de rastreamento digital para o fornecimento sustentável de borracha natural, de acordo com os princípios internacionalmente aceites. Ao mesmo tempo, a adesão à GPSNR permite-nos sustentar e expandir as nossas iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de acelerar as mudanças estruturais e de qualidade na nossa cadeia de fornecimento de borracha natural ao longo dos próximos cinco anos" - afirmou o Sr. Rajiv Poddar, Diretor Geral Adjunto da BKT.

 

Para apoiar a sua missão, a BKT está a cooperar estreitamente com várias agências governamentais indianas - incluindo o Rubber Board e a Associação de Fabricantes de Pneus Automóveis da Índia - e com alguns dos principais intervenientes mundiais na indústria da borracha natural.

 

"Ser membro da GPSNR significa também que temos um contacto direto com fornecedores de borracha natural de primeira qualidade em todo o mundo, o que é crucial para uma empresa como a nossa, que sempre se concentrou em elevados padrões de qualidade." - conclui o Sr. Rajiv Poddar. "Esta é uma escolha estratégica e consciente que apoia as nossas ambições de crescimento e nos permite atingir níveis cada vez mais elevados de produção sustentável."  

 

Ao aderir à GPSNR, a BKT confirma ainda o cumprimento dos princípios fundamentais nas áreas da silvicultura sustentável, gestão dos recursos hídricos, proteção dos direitos e territórios, direitos humanos e laborais, igualdade, rastreabilidade, transparência e anti-corrupção, e formação e educação.