NOTICÍA

STILL fornece novo Centro de Distribuição Nacional da LEROY MERLIN com soluções de intralogística e movimentação de cargas

23 Jan 2025

No âmbito do recente investimento no novo Centro de Distribuição Nacional da LEROY MERLIN, em Castanheira do Ribatejo, a STILL foi a empresa escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística. Com esta aposta, a STILL reforça e alarga a parceria estratégica, iniciada em 2018, com a LEROY MERLIN em Portugal.

 

 

O novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) da LEROY MERLIN, inaugurado a 3 de dezembro de 2024, representa um investimento global de cerca de 120 milhões de euros e uma aposta na expansão, sustentabilidade e eficiência logística da empresa. A sua inauguração permite a criação 400 empregos diretos em Castanheira do Ribatejo, contribuindo para o desenvolvimento económico da região.

 

O CDN assume-se como o maior centro logístico do país, com uma área total de 105.500m2 e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas, e assinala um importante marco na expansão da capacidade logística da LEROY MERLIN em Portugal, centralizando toda a operação da empresa no país.

Face ao investimento nas novas e modernas infraestruturas, mostrava-se essencial a aposta em novos equipamentos de movimentação de cargas e soluções inovadoras de intralogística. A aposta recaiu na STILL, parceira da LEROY MERLIN noutros mercados internacionais e também em Portugal.

 

O contrato de aluguer de longa duração com a LEROY MERLIN, uma das maiores redes de lojas de materiais de construção, decoração e jardim a nível mundial, representa uma grande oportunidade de crescimento e reconhecimento para a STILL, perspetivando-se um aumento de visibilidade e fortalecimento da marca, bem como e crescimento das vendas.

 

 

Como afirma Carlos Gonçalves, key account manager da STILL Portugal, com este contrato “a STILL ganha maior exposição em clientes de relevo no sector, fortalece a sua imagem ao associar-se a uma marca reconhecida como é a LEROY MERLIN e cria novas oportunidades de venda de produtos STILL no mercado”.

A parceria entre as duas empresas no mercado nacional começou em 2018. “Desde então, a colaboração tem evoluído de forma significativa, com a STILL a fornecer soluções de intralogística e equipamentos de movimentação de cargas para as suas lojas e, principalmente, para os centros de distribuição, tendo, neste caso, sido o parceiro para o novo Centro Nacional de Distribuição”, refere.

 

Crescimento sustentável e eficiência operacional

Este mais recente contrato entre a STILL e a LEROY MERLIN conta com vários fatores diferenciadores que fortalecem a parceria existente e contribuem para o crescimento sustentável e eficiência operacional de ambas as empresas.

 

 

Em termos totais, estão em operação 140 equipamentos, nomeadamente, porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais. Em termos da tecnologia de baterias, considerando a análise de aplicação do cliente, a STILL optou por fornecer tanto as baterias de iões de lítio como de chumbo.

 

Relativamente aos dispositivos de segurança, a generalidade dos equipamentos conta com cintos de segurança, faróis e blue spots. Os equipamentos retrácteis e trilaterais contam também com a opção de pré-elevação e altura e pré-seletores para maior comodidade do operador, assim como câmaras nos garfos para visualização da carga em altura, garantindo a máxima segurança e controlo durante a operação.

 

 

Inovação, sustentabilidade e eficiência

Esta parceria tem como base três pilares principais – a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a eficiência operacional.

 

A aposta na centralização das operações no novo CDN melhorou a disponibilidade de produtos e acelerou as entregas, tanto das lojas físicas como das encomendas online. Neste sentido, “uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da LEROY MERLIN”, comenta o responsável da STILL.

 

 

A par desta aposta, “a implementação de tecnologias avançadas, como a automação – projeto futuro em estudo – para Portugal e a digitalização dos processos logísticos, permite uma operação mais eficiente e precisa”, sempre assente num claro compromisso com práticas mais sustentáveis e tecnologias inovadoras, incluindo o uso de energias renováveis e redução do impacto ambiental.  

 

Um futuro promissor

A parceria entre as duas empresas “tem um futuro promissor, na medida em que continuará a ser benéfica e a evoluir de forma positiva, tal como já acontece em vários países atualmente”.

 

Carlos Gonçalves salienta que “a STILL e a LEROY MERLIN continuarão a investir em tecnologias avançadas, como a automação e digitalização, para melhorar ainda mais a eficiência logística”. Além disso, “ambas estão comprometidas com práticas sustentáveis”. Futuramente, “a parceria pode expandir-se para novos mercados e regiões, como neste caso para Portugal, aproveitando a rede global da LEROY MERLIN e a experiência e conhecimento da STILL em soluções de intralogística”.

 

 

Por sua vez, José Miranda, Diretor de Supply Chain e Delivery da LEROY MERLIN, adianta que "Um investimento como o CDN exige ter do nosso lado os parceiros certos, e é aqui que entra a STILL. Não podíamos estar mais satisfeitos por poder contar com a STILL no equipamento do nosso novo Centro de Distribuição Nacional, pois a dimensão e a complexidade deste investimento exigem soluções logísticas de excelência. Combinando inovação e sustentabilidade, que são pilares fundamentais da nossa operação, esta parceria reforça o compromisso conjunto com o futuro da logística. Trabalhar com um parceiro alinhado com os nossos valores assegura não só a eficiência das nossas operações, mas sobretudo a construção de uma cadeia logística mais sustentável e preparada para os desafios de amanhã".

 

Dados Globais

- 140 equipamentos

- Aluguer de longa duração

- Porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais

- Tecnologia de Baterias de iões lítio e chumbo