Desafios do mercado de tratores agrícolas em Portugal - A sua evolução e o testemunho dos principais players

20 Jan 2023
Artigo Técnico: Análise de Mercado

Mercado de tratores em 2022 cai 3,6% face a 2021. Ano que agora se inicia tem perspectivas negativas.

Ao longo de 2022 o mercado de tratores foi paulatinamente perdendo força e terminou mesmo com uma quebra de 3,6% face a 2021. Para 2023 as estimativas dos players do mercado não são as melhores. Na opinião de muitos, caso não existam apoios ao sector o mercado irá ser novamente anémico. Ainda assim, as chuvas recentes vieram trazer uma melhoria nas previsões. Fique a par:

O mercado de tratores agrícolas em Portugal tem enfrentado alguns desafios nos últimos anos, incluindo a instabilidade económica global e mudanças na regulamentação de emissões de gases poluentes. Esses fatores têm afetado o sector de várias formas, incluindo a diminuição da procura por maquinaria agrícola e a necessidade de investimentos em tecnologias mais limpas e eficientes.

Uma das principais mais-valias que as marcas têm para oferecer ao mercado é a inovação, com o desenvolvimento de tecnologias avançadas que permitem aos agricultores uma maior eficiência e produtividade no campo. Além disso, as marcas têm investido em sistemas de navegação e monitorização em tempo real, bem como em redes de concessionários e técnicos altamente qualificados para garantir um excelente suporte técnico aos clientes. Essas tecnologias também têm um impacto positivo no meio ambiente, ajudando os agricultores a cumprir com as regulamentações de emissões de gases poluentes.

Outra vantagem importante é a versatilidade, com a oferta de uma ampla gama de tratores adaptáveis a diferentes necessidades e tipos de terreno. As marcas também estão a trabalhar em tecnologias de economia de combustível para ajudar os agricultores a reduzir os seus custos operacionais e enfrentar os desafios económicos atuais.

Por fim, a robustez e durabilidade são outras características valorizadas pelos agricultores, e as marcas estão a investir em tecnologias de produção avançadas para garantir a qualidade e longevidade dos seus tratores. Além disso, as marcas oferecem uma ampla rede de suporte técnico e serviços de pós-venda para assegurar a satisfação dos clientes.

Em resumo, apesar dos desafios enfrentados pelo mercado de tratores em Portugal, as principais marcas acreditam no potencial de crescimento para o futuro. Oferecendo inovação, versatilidade, economia de combustível e robustez, as marcas esperam responder às necessidades específicas dos agricultores e contribuir para o crescimento do sector.

Para conhecer a realidade por dentro, tivemos a oportunidade de entrevistar os principais players do mercado de tratores agrícolas em Portugal. Essas entrevistas foram realizadas com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre as perspetivas e desafios enfrentados pelos líderes do sector. A partir dessas conversas, iremos partilhar os testemunhos dos entrevistados ao longo das próximas semanas. Fique atento às nossas publicações para conhecer um pouco mais sobre o mercado de tratores agrícolas em Portugal!